Um lugar mágico e encantador
“meu quintal é maior que o mundo”. Manuel de barros

Uma escola que nasceu a partir de um sonho de uma mãe angustiada. Uma escola que valoriza a individualidade da criança. Uma escola que valoriza o contato diário com a natureza. Uma escola onde a criança aprende através de experiências reais e significativas. Uma escola que valoriza as descobertas das crianças. Uma escola que acolhe as famílias e que entende o desafio de mães e pais na difícil decisão de escolher uma escola.

Uma escola que resgata para as novas gerações as delícias de subir em árvore, de andar descalço na terra e de brincar na lama. Uma escola que oferece à criança o contato direto com os animais. Uma escola onde a criança pega o ovo no ninho, dá comida às galinhas, cuida do quintal, dos canteiros da horta e até do pônei Neymar. Uma escola que acredita na grande parceria com as famílias na maior e mais bela missão do ser humano nesse mundo: educar uma criança para que ela seja feliz, forte emocionalmente e que saiba desfrutar as delícias que é viver.

“Uma escola onde não se aprende a viver, mas que se viva”. Alfredo Hayuelos
O que é uma escola inovadora?

Por que escolher uma escola assim? Qual a importância disso para o meu filho?

É claro que mundo está mudando, tivemos avanços em várias áreas e muitas escolas não estão acompanhando e aprimorando seu atendimento às crianças.

Diversas pesquisas já apontam como as crianças aprendem através de experiências reais que precisam ser significativas e dos grandes benefícios que o contato com a natureza trazem [comprovadamente].

Uma escola da atualidade precisa ir muito além do conhecimento cognitivo e dos conteúdos básicos. A escola precisa oferecer oportunidade para que a criança se desenvolva emocionalmente, na relação com o outro e com o mundo.

A escola precisa favorecer as múltiplas linguagens da criança com experiências através da arte e do contato com a natureza, possibilitando externar toda sua criatividade.

Por isso mudamos há mais de 3 anos para uma estrutura que comportasse tudo isso, até os nossos sonhos. Como dizia Maluguzzi, entendemos que o espaço é o terceiro educador e por isso investimos em uma estrutura ampla com mais de 3.000m² de área verde que oferece contato com a natureza e animais.

A Kids’ Village tem uma proposta pedagógica inovadora com ambientes que são preparados para o desenvolvimento das crianças para que elas experimentem, observem, imaginem, criem, se relacionem… Sejam felizes.

Um lugar onde as crianças encontram espaço e tempo para expressarem suas “Cem Linguagens”. Parafraseando Loris Malaguzzi, a criança é feita de “cem”: cem formas de pensar, cem alegrias, cem mundos para descobrir e para inventar.

Pedagogia da escuta, que dá autonomia à criança, com liberdade para criar e pensar, com tempo e espaço para brincar, com brinquedos diferentes, naturais, tintas, texturas, luzes e sombra, enfatizando o faz de conta. A criança sempre como protagonista na fase mais importante da vida.

A nossa proposta é inspirada na abordagem de Reggio Emília/Loris Maluguzzi (Itália), Emmi Pikler (Hungria), Jardim Jabulinus (Argentina), entre outros.

Resgatamos a infância livre, abrindo espaço para que a criança ande descaço na terra, suba em árvores, cuide da horta e dos animais, brinque na areia e explore sua criatividade em diversos contextos no ambiente da Escola.

“Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade.” Manoel de Barros
O que faz uma pessoa abrir uma escola?

Isso tem que estar na veia. É um propósito de vida. E quando esse desejo vem em sonho?

Pois é… um dia, uma mãe, perto de voltar a trabalhar, estava sofrendo por ter que se afastar pela primeira vez da sua primeira filha.

Ela estava desesperada por não encontrar uma escola que fosse muito além de ensinar a ler e escrever, mas que entendesse o valor do começo da vida e o papel da escola nesta etapa como colaboradora no desenvolvimento integral do ser humano.

Aflita, essa mãe então sonhou em abrir uma escola. Isso mesmo. E ela pensou: meu marido será meu termômetro. Se ele disser sim, abrimos. E se ele disser não…

Foi quando veio a surpresa que ela tanto esperava: o marido adorou a ideia.

Desde o início, Paloma e Pedro tinham um só pensamento: uma escola diferente com pessoas que amassem os filhos dos outros como se fossem delas. Pesquisaram, visitaram várias escolas no Brasil e fundaram no dia 14 de maio de 2012 a Escola Kids’ Village.

Dia após dia cada detalhe é pensando para a criança se desenvolver em um ambiente agradável, prazeroso, receptível e amoroso, lembrando sempre que a criança é a protagonista da nossa Escola.

Hoje o casal já tem três filhos e aquele primeiro sonho jamais será esquecido, pois nos esforçamos sempre para manter nossa essência de enxergar cada criança como única, respeitando o tempo de cada uma e se encantando com o potencial de todas elas.

Por isso a gente sempre diz que a Escola Kids’ Village tem uma história diferente de amor e cuidado com as crianças. Uma realidade que se tornou maior que o sonho!

Fale conosco
(31) 3658 9003
kidsvillage@kidsvillage.com.br
Alameda dos Jacarandás, 1315 – São Luiz, Belo Horizonte – MG, 31275-060
www.kidsvillage.com.br – 2019 – todos os diretios reservados